AES Brasil investe em futuro sustentável

Geração limpa e renovável. Veja como sustentabilidade pauta ações na empresa.
AES Brasil investe em geração renovável

Atenta às transformações do setor elétrico, a AES Brasil assume compromissos alinhados às metas globais, estabelecidas no acordo de Paris. As diretrizes da companhia priorizam ações de enfrentamento às mudanças climáticas, alinhadas à necessidade de ampliação do acesso à energia.

Desde 2017, quando a empresa adquiriu o Complexo Eólico Alto Sertão II, a AES Brasil fortalece investimentos para diversificação do portfólio renovável de geração. Com destaque para expansão da matriz eólica e solar.

Atualmente, a companhia conta com o Complexo Eólico Alto Sertão II e Complexo Eólico Tucano, ambos na Bahia. No Rio Grande do Norte, o Complexo Eólico Ventus é resultado da última aquisição realizada em 2020. Além disso, está em desenvolvimento o projeto do Complexo Eólico Cajuína, com capacidade instalada  prevista acima de 1,1 GW de potência.

Já na energia solar, a empresa detém o Complexo Solar Guaimbê, a primeira usina de geração fotovoltaica de grande porte do estado de São Paulo, que adicionou 150 MW ao portfólio da empresa. Somado ao complexo, a AES Brasil finalizou, no final de 2019, a construção do Complexo Solar Ouroeste, com 144 MW de capacidade instalada.

Sustentabilidade para geração de valor

A AES Brasil é a primeira companhia brasileira certificada para a emissão de RECs (Renewable Energy Certificate), por meio da usina hidrelétrica de Água Vermelha e de um parque eólico. 

A chancela possibilita aos clientes comprovarem que a energia adquirida, por meio de acordos bilaterais, é proveniente de fonte limpa e renovável. E, portanto, com baixas emissões de carbono. Assim, empresas podem medir impacto ambiental, agregando mais valor ao negócio. Cada REC equivale a 1 MWh de energia.

E o protagonismo nas ações permanece como uma marca da empresa. A partir da emissão de títulos verdes, a AES Brasil foi a primeira companhia de energia no Brasil a obter Green Bonds para projetos de geração solar. A empresa é certificada pela Sitawi, entidade que fomenta soluções financeiras de impacto social no Brasil,

“O crescimento dos negócios atende à demanda cada vez maior das empresas brasileiras por sustentabilidade e ganhos de eficiência em suas cadeias produtivas”, afirmou Ítalo Freitas, presidente da AES Brasil.

A expansão do negócio, com o fornecimento de energia renovável e sustentável, é destacado pelo presidente da AES Brasil, Ítalo Freitas, um dos porta-vozes para o ODS 7 – Energia Limpa e Acessível na iniciativa “Liderança com ImPacto”, realizada pela Rede Brasil do Pacto Global

“O crescimento dos negócios atende à demanda cada vez maior das empresas brasileiras por sustentabilidade e ganhos de eficiência em suas cadeias produtivas”, afirmou Freitas, em mensagem no último Relatório de Sustentabilidade da empresa.

Dentro da estratégia de investimento da empresa para um futuro sustentável, saem na frente parceiros que oferecem soluções para atender as necessidades em eletricidade com segurança, eficiência e sustentabilidade. 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *